domingo, 10 de novembro de 2013
Rissóis
Para a massa:
1,5 dl de água
1 dl de leite
1 casca de limão
sal
50 g de Vaqueiro
300 g de farinha
Leve a água e o leite ao lume com a casca de limão, uma pitada de sal e a Vaqueiro. Quando ferver apague o lume, retire a casca de limão e junte, de uma só vez, a farinha, mexendo energicamente com uma colher de pau, até a massa se despegar das paredes do tacho e formar uma bola. Coloque a massa sobre a pedra da mesa e amasse com os punhos até arrefecer um pouco. Tape com um pano e prepare o recheio.
Estenda a massa com a ajuda do rolo e de um pouco de farinha.Corte a massa em rodelas, coloque um pouco de recheio no centro e dobre em meia lua. Passe os rissóis pelos ovos batidos e, em seguida, por pão ralado. Aqueça óleo Vaqueiro numa fritadeira ou frigideira larga e vá fritando os rissóis até estarem dourados. Retire-os com uma escumadeira e ponha a escorrer sobre papel absorvente.
Para o recheio de carne:
1 cebola
50 g de Vaqueiro
300 g de sobras de carnes cozinhadas
*± 2 colheres de sopa de farinha
± 2 dl de leite
sal
pimenta
noz moscada
sumo de limão
salsa ou coentros, picados
Leve a água e o leite ao lume com a casca de limão, uma pitada de sal e a Vaqueiro. Quando ferver apague o lume, retire a casca de limão e junte, de uma só vez, a farinha, mexendo energicamente com uma colher de pau, até a massa se despegar das paredes do tacho e formar uma bola. Coloque a massa sobre a pedra da mesa e amasse com os punhos até arrefecer um pouco. Tape com um pano e prepare o recheio. Derreta a Vaqueiro num tacho, junte a cebola e o alho francês e deixe cozinhar até os legumes estarem macios. Entretanto, pique as carnes na picadora ou passe-as pela máquina. Junte aos legumes e adicione a farinha. Misture bem, regue com o leite e deixe cozinhar mexendo até engrossar um pouco. Tempere com sal, pimenta e noz moscada e regue com um pouco de sumo de limão. Perfume com salsa ou coentros acabados de picar. Retire do lume e deixe arrefecer.
Para o recheio de camarão:
300 g de camarão pequeno
sal
2 malaguetas de piri-piri
1 cebola
50 g de margarina Vaqueiro
2 colheres de sopa de polpa de tomate
1 colher de sopa (cheia) de farinha
sumo de limão
1 colher de sopa de salsa ou coentros picados
Quando ferver apague o lume, retire a casca de limão e junte, de uma só vez, a farinha, mexendo energicamente com uma colher de pau, até a massa se despegar das paredes do tacho e formar uma bola. Coloque a massa sobre a pedra da mesa e amasse com os punhos até arrefecer um pouco. Tape com um pano e prepare o recheio. Coza os camarões em água a ferver temperada com sal e as malaguetas de piripiri esfareladas, durante 2 minutos. Escorra os camarões, coe o caldo da sua cozedura e reserve. Descasque os camarões e retire-lhes as cabeças.
Descasque e pique finamente a cebola e leve a alourar com a margarina Vaqueiro. Quando a cebola começar a alourar, junte a polpa de tomate e deixe cozinhar mais 5 minutos. Adicione os camarões descascados e polvilhe com a farinha. Mexa e regue com 2,5 dl do caldo da cozedura dos camarões. Deixe engrossar, mexendo. Tempere com um pouco de sumo de limão e rectifique o sal. Adicione a salsa ou os coentros picados e misture bem.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário